Energia Solar

O que é energia solar?

A energia solar é uma fonte limpa e inesgotável de energia obtida através da luz do sol e que pode ser usada de duas formas: para o aquecimento da água (energia térmica) ou como fonte de energia elétrica (sistema fotovoltaico).

Hoje a energia solar representa 1.7% de toda a matriz energética do Brasil e tem se expandido de maneira muito rápida, sendo uma opção vantajosa para as pessoas que desejam reduzir o preço da conta de luz que está entre as mais caras do mundo.

É por meio do sistema fotovoltaico On grid que ocorre a captação e conversão da energia solar em eletricidade. A energia produzida é injetada na rede elétrica e usada para abastecer residências e se houver alguma produção excedente ela pode ser compensada nas próximas faturas.

Outro sistema fotovoltaico bastante comum é o Off grid, nesse tipo de instalação o sistema não é conectado à rede e possui baterias que armazenam a energia produzida para ser utilizada no período noturno.

Componentes do sistema fotovoltaico On grid

O sistema fotovoltaico é composto por: módulos solares, inversor, materiais elétricos, estruturas de suporte e alguns equipamentos adicionais.

Módulos solares: são responsáveis pela geração de energia elétrica e ela acontece da seguinte maneira: as células fotovoltaicas captam a luz do sol o que faz com que os elétrons se movimentem e produzam a corrente elétrica.

Inversor: tem como função converter a corrente elétrica de continua para alternada e garantir que a energia possa ser injetada diretamente na rede da concessionária na voltagem correta.

Materiais elétricos: existem elementos que ajudam a proteger e conservar o sistema, a fim de garantir segurança para os equipamentos. Entre outros materiais estão os disjuntores, conectores e cabeamento elétrico.

Estruturas de suporte: equipamento que dá sustentação e apoio aos módulos fotovoltaicos, levando em consideração o local de instalação, o material dos módulos e a inclinação ideal para captar mais radiação solar.

Vantagens da energia solar

Para a maioria das pessoas o único benefício da energia solar está na economia no preço da conta de luz, que em muitos casos tem uma redução que leva o consumidor a pagar somente a taxa mínima da concessionária de energia. Mas fazer a transição energética para essa fonte renovável possui algumas vantagens pouco comentadas, como por exemplo, a valorização do imóvel, produção de energia limpa e descontos no IPTU.

Qual a relação da Finehra com a energia solar?

A Finehra usa a energia solar para oferecer um investimento seguro e altamente lucrativo, quando uma pessoa instala um sistema fotovoltaico em sua casa além da redução no preço da conta de luz, com a gente ela também se torna produtora de uma energia excedente que é distribuída para outras pessoas e volta para o seu bolso como renda extra mensal durante toda a vida útil do sistema.

Podemos comparar o investimento que a Finehra oferece com outros do mercado, mas produzir energia elétrica é muito mais rentável do que diversas aplicações e tem uma vantagem que é a de que o preço do kWh acompanha a inflação na conta de luz que só aumenta.

Um ponto importante é que o sistema fotovoltaico não precisa ser monitorado com a mesma frequência que maioria dos investimentos e o risco de perda de dinheiro é praticamente zero, necessitando apenas de algumas limpezas anuais e pouco acompanhamento durante o mês.